Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Blog Sudeste / Rede Lixo Zero Santa Tereza tem reunião de Planejamento 2018

Rede Lixo Zero Santa Tereza tem reunião de Planejamento 2018

por Antônio Coquito / Insea — publicado 15/01/2018 07h45, última modificação 02/02/2018 11h44
Atender aos anseios dos moradores com a responsabilidade e presença dos órgãos públicos.
Rede Lixo Zero Santa Tereza tem reunião de Planejamento 2018

Foto: Antônio Coquito

Representantes das  entidades que compõe a Rede Lixo Zero Santa Tereza (RLZST) estiveram reunidos na manhã de hoje (15), para elaborar o Planejamento da Rede 2018.  Comemorando os resultados positivos da mobilização, Marcelo Souza, representante do Núcleo Alternativas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG , fez a retrospectiva dos processos e resultados de  quase 03 (três) meses dos trabalhos. Do lançamento do projeto  (18 de outubro) a 31 de dezembro,  a Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da região Leste (Coopersollleste)   com participação ativa dos moradores da região coletou 7.207,5 (sete mil duzentos e sete quilos ) de materiais recicláveis.

Atender aos anseios dos moradores com a responsabilidade e presença dos órgãos públicos.   Luciano Marcos, Diretor do INSEA,  ao avaliar o curto período da RLZST, ponderou que é preciso ter a garantia de participação da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), na efetivação dos trabalhos da RLZST.  “A PBH precisa assumir a limpeza urbana com participação da população, num novo modelo de gestão de resíduos proposto pelo Lixo Zero”, defendeu.

PRÓXIMOS PASSOS

Atentos às solicitações da comunidade do Santa Tereza,  os representantes  apontaram a necessidade de universalização da coleta seletiva no bairro.  Para a efetivação da proposta,  as lideranças veem a necessidade uma participação mais efetiva do poder público municipal. Para isto, pretendem se reunir com o prefeito Alexandre Kalil e acertarem a forma como a administração capital participará de forma mais efetiva de todo o trabalho da Rede Lixo Zero Santa Tereza.

A Rede trabalhará, junto as suas comissões temáticas,  pontos de melhoria de suas ações . Também discutirá as diretrizes estratégicas para melhor destinação de recicláveis secos; resíduos orgânicos; móveis e volumosos;  mobilização social e educação ambiental;  projetos para resíduos especiais (pilhas e baterias,  medicamentos,  etc)., dentre outros e a formatação do plano básico de comunicação e marketing da RLZST.

INTEGRAM A REDE

Unidos nesta rede Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), Projeto Novo Ciclo, Associação dos Moradores do Bairro Santa Tereza (AMBST) Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (EMPLO), Escola Quintal da Leste, Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste (COOPERSOLLESTE), Spira Lixo, Emplário e  Núcleo  Alernativas da UFMG.

 

SERVIÇOS

REDE LIXO ZERO SANTA TEREZA

Informações: insea@insea.org.br ou pelo fone: (31) 3295.7270

 

 

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicaçao INSEA

registrado em:

Navegação