Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Blog Sudeste / Mutirão de apoio aos catadores de Brumadinho, Minas Gerais

Mutirão de apoio aos catadores de Brumadinho, Minas Gerais

por Insea — publicado 26/02/2019 10h30, última modificação 26/02/2019 12h06

Nesta segunda, 25 de fevereiro, em que completam 30 dias do rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Córrego do Feijão, a solidariedade marcou presença no Mutirão de apoio emergencial aos trabalhadores da coleta seletiva de Brumadinho.

Como toda a população local, atingida direta ou indiretamente pela tragédia, há um mês os catadores de materiais recicláveis enfrentam traumas como perda de familiares e dificuldades de acesso ao trabalho. As consequências acarretam desmotivação, queda da produtividade e de renda da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Paraopeba (ASCAVAP), que conta com 26 profissionais, mulheres e homens.

O mutirão solidário trouxe 13 catadores de outras associações e cidades, ligadas à Rede Cataunidos, da qual a ASCAVAP faz parte, para ajudar os colegas a recuperarem seus ganhos e autoestima. De segunda a quinta-feira dessa semana, 25 a 28/02, os voluntários reforçam o grupo compartilhando técnicas e esforços na triagem do material acumulado, para potencializar as vendas e aumentar a renda de forma rápida e compensatória.

Além de otimizar a triagem, o mutirão solidário inclui assessoria técnica de gestão, estudo de impacto, diálogos e dinâmicas acolhedoras. Junto à Rede Cataunidos, estão empenhados nesse conjunto de ações: o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT), o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) e o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Social (ORIS).

Confira as fotos do primeiro dia do Mutirão de apoio à ASCAVAP, feitas pelo fotógrafo, catador e liderança do MNCR, Gilberto Chagas:

 

 

 

 

registrado em:

Navegação